Já tomou seu suco de laranja hoje?

Alimentos de origem vegetal contém flavonóides, que protegem nossa saúde de várias formas. No suco de laranja, um estudo mostrou que seu consumo junto a um café da manhão com alto teor de calorias, carboidratos e gordura, neutralizava parte dos radicais livres gerados pela comida inadequada. O mesmo não aconteceu com o consumo concomitante de água, refrigeranes ou sucos adoçados.

A produção excessiva de radicais livres contribui para o risco aumentado de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e várias doenças inflamatórias. De acordo com a Dra. Husam Ghanim, da Universidade de Búffalo, nos EUA, a naringenina e a hesperidina, flavonóides da laranja são potentes antioxidantes. De qualquer forma, os autores do estudo não recomendam dietas com alto teor de gordura ou açúcares, devido ao claro poder inflamatório das mesmas. Mas, naqueles dias em que é impossível resistir às guloseimas, a inclusão de frutas com alto poder antioxidante pode diminuir a inflamação e diminuir o risco de aterosclerose e resistência à insulina. 

Um filme que trata do poder dos sucos no restabelecimento da saúde é o Fat, Sick & Nearly Dead, de Joe Cross.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/