Multivitamínicos aumentam o risco de câncer de mama?

Pesquisadores suecos após acompanharem mais de 35.000 mulheres por 10 anos encontrarem um link entre o uso de suplementos multivitamínicos e um aumento de 19% no risco de câncer de mama. O estudo foi publicado no dia 24/03/2010 no American Journal of Clinical Nutrition.

De acordo com os autores, não se pode ainda afirmar que os suplementos sejam a causa do câncer de mama apesar de ter sido observada a associação. De qualquer forma, o uso deve ser cauteloso e indicado por profissional da área já que outros estudos também demonstraram associação parecida. Por isto, a Dra. Susanna Larsson, responsável pelo estudo sugere a adoção de uma dieta saudável e colorida, rica em nutrientes vindos dos alimentos.

Para saber mais: Susanna C Larsson, Agneta Åkesson, Leif Bergkvist, and Alicja Wolk.  "Multivitamin use and breast cancer incidence in a prospective cohort of Swedish women." Am J Clin Nutr. Disponível online desde 24 de março de  2010.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!