Fibra solúvel melhora a função imune

Alimentos ricos em fibra solúvel como maçãs, aveia e feijão mudam a personalidade do sistema imune, que passa de um estado pró-inflamatório para um anti-inflamatório, ajudando na recuperação de várias condições. Esta é a conclusão do estudo publicado na edição que aparecerá em maio de 2010 na revista Brain, Behavior, and Immunity, mas que já pode ser conferida online.

No experimento, camundongos consumiram dietas com baixo teor de gordura idênticas, porém um grupo foi suplementado com fibras insolúveis e outro grupo com fibra solúveis. Após 6 semanas os camundongos foram inoculados com uma substância (lipopolissacarídeo) que induz no organismo uma resposta semelhante à infecção bacteriana. Apenas 50% animais com a dieta rica em fibras solúveis adoeceram e dentre os que adoeceram, o tempo de recuperação também foi 2 vezes mais veloz.

A recomendação dietética para fibras é de 28 a 35 gramas para adultos, dentre solúveis e insolúveis. O problema é que o consumo de alimentos industrializados contendo fibra não garante uma boa ingestão de fibras solúveis. De acordo com relatos das indústrias, a maior parte da fibra adicionada aos produtos prontos é do tipo insolúvel. Estas são importantes afim de aumentar o peristaltismo e proteger o organismo contra doenças como o câncer de cólon, porém não tem efeito benéfico sobre o sistema imune. Assim, além de barras de cereais, pães integrais e outros produtos consuma também fontes naturais como aveia, castanhas, sementes, lentilha, frutas cítricas (com a parte branca), maçãs, morangos e cenouras.

Para saber mais:  Christina L. Sherry, Stephanie S. Kim, Ryan N. Dilger, Laura L. Bauer, Morgan L. Moon, Richard I. Tapping, George C. Fahey Jr., Kelly A. Tappenden, Gregory G. Freund. Sickness behavior induced by endotoxin can be mitigated by the dietary soluble fiber, pectin, through up-regulation of IL-4 and Th2 polarization. Brain Behavior and Immunity, 2010.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!