Cada coisa em seu lugar!

Artigo publicado este mês no Journal of Agricultural and Food Chemistry mostrou que substâncias cristalinas como a vitamina C, algumas vitaminas do complexo B entre outros suplementos são mais afetados pela umidade e o calor, que pode dissolvê-los. De acordo com a pesquisadora Lisa Mauer (foto) a instabilidade química criada diminui o tempo de vida do suplemento.

A vitamina C, por exemplo, pode ser destruída em apenas uma semana quando armazenada em banheiros ou cozinhas.  O problema maior é que ao abrir a tampa do suplemento a umidade do banheiro, por exemplo, entra no pote dissolvendo e danificando o produto. A umidade no banheiro pode chegar a mais de 98%,  valor superior ao suportadopor muitos compostos incluíndo o ascorbato de sódio, a frutose e o ácido ascórbico (vitamina C). Depois que a temperatura diminui, o produto solividifica novamente porém o estrago já foi feito. Algumas vitaminas podem apresentar manchas marrons, principalmente em suplementos infantis. O consumo não chega a ser perigoso, mas não funcionará como fonte de nutrientes e sim como fonte de corantes e açúcar - como as balas comuns. Por isto, lembre-se estes produtos devem ser armazenados em locais secos e frescos, como instrução do rótulo.

Está precisando de ajuda? Marque aqui sua consulta online

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/