O sabor da gordura

Esta semana eu só falei mal da gordura, mas porque será que gostamos tanto de alimentos ricos em lipídios? A resposta pode estar na pesquisa de cientistas das Universidades Deakin e Adelaide, na Austrália. As papilas gustativas localizadas na lingua possuem receptores para a detecção dos sabores doce, salgado, azedo, amargo e umami, certo? Certo. Mas de acordo com os pesquisadores existe um sexto sabor: gordura. Segundo os achados publicados na última edição do British Journal of Nutrition, indivíduos com maior sensibilidade ao sabor das gorduras, sentem-se menos atraídos por alimentos ricos em lipídios e por isto possuem um IMCmenor. Algumas pessoas parecem ter receptores para gordura menos sensíveis tornando-as vulneráveis ao ganho de peso, em um mundo onde muitos alimentos são ricos neste nutriente. O próximo passo da pesquisa será entender porque algumas pessoas são mais sensíveis do que outras, o que pode no futuro ajudar no desenvolvimento de novos produtos, principalmente aqueles voltados para a perda de peso.

Fonte: Jessica E. Stewart, Christine Feinle-Bisset, Matthew Golding, Conor Delahunty, Peter M. Clifton and Russell S. J. Keast. Oral sensitivity to fatty acids, food consumption and BMI in human subjectsBritish Journal Of Nutrition, 2010; 1.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!