Magnésio e memória

O magnésio é o 4o mineral mais abundante no organismo, sendo importantíssimo para o funcionamento da memória, sendo indispensável para os neurônios das crianças e para as células do cérebro em adultos. Porém, observa-se na população um baixo consumo deste nutriente, presente principalmente em vegetais verde escuros como brócolis e também nas castanhas. Um estudo mostrou que o suplemento magnésio-L-treonato efetivamente consegue entrar no cérebro e inibe o fluxo de cálcio para os neurônios melhorando a memória. No estudo 2 grupos de ratos receberam uma dieta contendo quantidades adequadas de magnésio. Além disso o primeiro grupo recebeu a suplementação adicional. Testes comportamentais mostraram que o magnésio melhorou o funcionamento cognitivo além de aumentar o número de sinapses no cérebro. O problema é que os suplementos atualmente disponíveis não chegam ao cérebro. Além disso este tipo específico de magnésio não bloqueia o receptor NMDA, uma molécula fundamental para a memória, por muito tempo. Enquanto o novo composto não chega às farmácias, não esqueça de consumir os alimentos fonte!

Slutsky et al. Enhancement of Learning and Memory by Elevating Brain MagnesiumNeuron, 2010; 65 (2): 165.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.