Resolução federal proíbe a prescrição de quantidades excessivas de vitaminas

Desde antes de me formar, e me formei há muito tempo, ouvia meus professores, tanto de nutrição, quanto de bioquímica dizerem que megadoses de suplementos eram prejudiciais. Lembro de vários de meus professores comentando sobre o charlatanismo dos médicos ortomoleculares que "enganavam" os clientes garantindo-lhes que os mesmos iriam prevenir várias doenças ou resolver o problema da obesidade ao "corrigir"suas deficiências com megadoses de vitaminas e minerais. Há vários anos se sabe que tais megadoses podem, ao contrário, desencadear doenças, inclusive o câncer. 
Finalmente (antes tarde do que nunca) este ano o conselho federal de medicina se posicionou quanto ao assunto proibindo aos médicos:

Para saber mais leia a reportagem de hoje da revista Época.
Para ler a resolução do Conselho Federal de Medicina clique aqui.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!