Não se engane com a coca-cola light plus!

Outro dia me disseram: como você é vegetariana vai gostar da coca-cola light plus, pois ela tem vitamina B12. Hum, vamos conversar sobre o assunto. Já falei bastante no blog sobre os malefícios dos refrigerantes (veja alguns links abaixo) então não vou me estender. Porém, o que é importante saber é que coca-cola light plus é igual a coca-cola light, com todos as suas desvantagens: uso de adoçantes que não fazem nada bem à saúde, pH baixíssimo o que aumenta a perda de cálcio e enfraquece os ossos, alto poder inflamatório, enfim... O que a empresa quer é retomar o lugar que vem perdendo no mercado, já que as pessoas estão cada vez mais a par da importância de uma alimentação saudável. Adicionando vitaminas e minerais a coca-cola espera convencer o público de que seu produto é saudável, o que não é verdade. Como vocês leitores já estão cansados de ler, as vitaminas e minerais contidos nos alimentos in natura são melhor utilizados do que a de qualquer produto industrializado. Não dá para imitar a natureza! Além disso, um alimento que contém B6, também contém várias outras vitaminas como B12, ácido fólico, B1, B2, B3 e uma combinação de vários minerais, que atuam sinergicamente, juntinhos em prol da nossa saúde. Um produto não saudável não se torna saudável apenas porque foi adicionado de algumas vitaminas e minerais. 

Assim, ao meu ver, a única melhoria é que o produto passou de 350mL para 310mL. Mesmo assim é meio perigoso. Eu nunca vi ninguém comendo 4 maçãs de uma vez, mas conheço várias pessoas que tomam fácil 1,5L de refrigerante ao dia.  Qual é a chance dessa pessoa consumir uma dose acima da recomendação? Bem, ainda não peguei o rótulo mas li em alguns sites que uma lata do refrigerante fornece 23% da recomendação diária dos nutrientes adicionados ao refrigerante.  Assim, com 4 latas + os nutrientes fornecidos normalmente na dieta, as doses necessárias são ultrapassadas com muita facilidade.  

 Por isso, se você não toma refrigerantes normalmente não comece só porque o produto foi adicionado de sei lá o que, e se você já toma vá reduzindo e deixe apenas para o dia da pizza!

E a B12? Há a B12 está disponíveis no leite e derivados, no ovo, nas algas e, caso necessário, nos suplementos. Nada de refri!

Saiba mais:

Livrando-se do vício por refrigerantes

Refrigerantes e doenças cardiovasculares

Refrigerantes e câncer

Refrigerantes a base de cola causam fraqueza e problemas musculares

O vilão das dietas

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.
In