A salada pode salvar sua vida!

As palavras da sua mãe ("Coma a salada") ainda ecoam em sua mente? Bom, ela está certíssima, os vegetais não só fornecem vitaminas e minerais, mas também clorofila. De acordo com pesquisadores uma pequena dose deste composto ou da clorofilina - encontrada principalmente em vegetais verde escuros, como espinafre, brócolis, rúcula, agrião - pode reverter o efeito da intoxicação por aflatoxinas, salvando sua vida. A aflatoxina é uma micotoxina potente e potencialmente carcinogênica (principalmente a AFB1) encontrada em fungos. Alimentos propensos à contaminação incluem sementes, castanhas, amendoins e leite. Os doutores  Graham Bench e Ken Turteltaub em conjunto com pesquisadores da Universidade do estado de Oregon, nos EUA e com a indústria Cephalon Inc., conseguiram  demonstrar o efeito protetor dos vegetais após a inoculação em voluntários humanos com aflatoxina. Após a inoculação um dos grupos fazia refeições normais enquanto os outros ainda recebiam cápsulas de clorofila e clorofilina. Os grupos ingerindo os suplementos impediram a absorção da aflatoxina, o que foi comprovado pela menor concentração do composto no plasma e urina. No seu dia-a-dia consuma 400 gramas de frutas e vegetais ao dia e lembre-se de incluir folhosos verdes e ricos em clorofila diariamente!

Para saber mais: 

Jubert, Carole, Mata, John, Bench, Graham, Dashwood, Roderick, Pereira, Cliff, Tracewell, William, Turteltaub, Kenneth, Williams, David, Bailey, George. Effects of Chlorophyll and Chlorophyllin on Low-Dose Aflatoxin B1 Pharmacokinetics in Human Volunteers. Cancer Prev Res 2009 2: 1015-1022.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.