Cantina saudável


Um estudo americano mostrou o óbvio: quando as escolas fornecem alimentos mais saudáveis as crianças comem melhor. A dúvida era se não comendo em casa as crianças comeriam mais alimentos de baixo valor nutricional em casa. O legal foi que isto não aconteceu. Comendo frutas na escola levou a um aumento do consumo também em casa. O Brasil possui legislação que regula o tipo de alimento que pode ser vendido nas cantinas, porém ainda observa-se uma grande oferta de sorvetes, balas, chocolates, salgadinhos e refrigerantes em boa parte das escolas, principalmente nas particulares. Além disso, ainda observa-se a necessidade de modificação no cardápio das escolas públicas. Algumas possuem hortas e parcerias com produtores locais porém ainda encontramos preparações pouco nutritivas como cachorro quente e arroz com salsicha e outras

Para ler o estudo:

Schwartz et al. The Impact of Removing Snacks of Low Nutritional Value From Middle Schools. Health Education & Behavior, 2009; 36 (6): 999.

Fonte da imagem: http://www.cm.iparenting.com/fc/editor_files/images/1042/ipgraphics/kidsfood/kfo093.jpg

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!