Mitocôndrias e perda de peso

Mitocôndrias são organelas importantes para a respiração celular. Uma de suas funções é a quebra da gordura. Assim, para que o emagrecimento se dê a estrutura da mesma deve estar intacta. A seguir seguem alguns nutrientes importantes para preservar a membrana e para dar suporte às reações que ocorrerão:

- Albumina e ômega-3 são essenciais ao transporte e captação dos ácidos graxos. Estão presentes na clara do ovo, na linhaça, nas nozes e amêndoas, algas e peixes.

- Vitamina B5 (ácido pantotênico) e magnésio: dão início às reações. Presentes em folhas verde-escuras, cereais integrais, oleaginosas e no cacau.

- Água: transporte das gorduras para dentro da mitocôndria.

- Aminoácidos (taurina, leucina, arginina...): aumentam o número de mitocôndrias. Carnes, ovos, laticínios, leguminosas.

- Vitamina E, Vitamina C, betacaroteno, selênio, resveratrol: protegem a organela. Abacate, azeite, açaí, acerola, cajú, goiaba, abacaxi, pimentão, cenoura, manga, mamão, oleaginosas, ovo, gérmen de trigo, uvas, amora, cereja.

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Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!