Vegetais durante a gestação protegem mãe e bebê

A alimentação na gestação é muito importante e novos estudos sempre aparecem para nunca nos esquecermos disto. Um novo estudo mostrou que o consumo de vegetais durante a gestação não só mantém a saúde de mãe e bebê mas também diminuem o risco de que a criança desenvolva diabetes tipo 1 em fases posteriores da vida. Na pesquisa, dados de exames de sangue de quase 6.000 crianças de 5 anos foram analisados. Crianças em risco de diabetes tipo 1 produzem anticorpos que atacam as células produtoras de insulina, no pâncreas. Da amostra analisada, 3% tinha altos níveis destes anticorpos ou mesmo já haviam desenvolvido a doença prematuramente. O interessante é que o risco era duas vezes maior nas mães que consumiram poucos vegetais durante a gravidez. Os compostos responsáveis pelo resultado não foram citados, contudo é sabido que a atuação conjunta de vitaminas, minerais, fibras e fitoquímicos é importante para a prevenção de uma série de doenças. Por isto, esteja você grávida ou não, siga a recomendação do ministério da saúde, consumindo pelo menos 5 porções de frutas e verduras diariamente.

Para saber mais: Brekke et al. Daily vegetable intake during pregnancy negatively associated to islet autoimmunity in the offspring-The ABIS study. Pediatric Diabetes, 2009.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!