Substância das uvas previne o diabetes

De acordo com pesquisadores do UT Southwestern Medical Center, o resveratrol, composto bioativo presente nas uvas oferece proteção contra o diabetes. De acordo com o Dr. Roberto Coppari, o resveratrol ativa as proteínas sirtuínas, que melhoram o controle glicêmico e diminuem a inflamação. De acordo com o autor, o resveratrol não atravessa facilmente a barreira hematoencefálica porém saber que o cérebro está envolvido no controle glicêmico é um passo importante na pesquisa. Agora, o objetivo é pesquisar maneiras de fazer com que o resveratrol atravesse melhor a barreira hematoencefálica, um papel para as indústrias farmacêuticas.

Referência: Giorgio Ramadori, Laurent Gautron, Teppei Fujikawa, Claudia R. Vianna, Joel K. Elmquist, and Roberto Coppari.Central Administration of Resveratrol Improves Diet-Induced Diabetes. Endocrinology,09/10/2009.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!