Água e chocolate diminuem a dor

Pesquisa publicada no the Journal of Neuroscience mostrou que o consumo de chocolate ou água, mesmo na ausência de fome ou sede, por camundongos pode diminuir a dor causada pelo calor. Na natureza, os animais escolhem alimentos que nutram e ao mesmo tempo que aplaquem sensações desagradáveis. O problema é que o mesmo comportamento adotado por nós seres humanos pode conduzir à obesidade. O legal desta pesquisa foi mostrar que um alimento calórico (o chocolate) teve o mesmo efeito de um não calórico (água). Mais interessante ainda, quando os ratos receberam uma droga, causando-lhe doença o chocolate não foi mais eficiente mas a água sim! O mesmo estudo foi repetido com uma substância amarga mas a sensação de dor persistiu.

De acordo com os pesquisadores os sabores são importantes afim de ajudar os animais a decidirem quais alimentos devem consumir. Estes alimentos "prazerosos" ativam uma região no cérebro (o núcleo raphe magnus) que faz com que o animal ingira todo o alimento, mesmo sem fome (como fazemos com a caixa de chocolate, o bolo ou o pacote de batatas fritas). O núcleo impediria com que o animal se distraísse durante o processo de alimentação e parasse de comer.

A neurologista Peggy Mason acredita que o mesmo mecanismo esteja presente nos seres humanos já que outros estudos mostraram diminuição da dor em crianças após o consumo de água com açúcar.

Enquanto em algumas situações isto é altamente vantajoso, acalmando-as, na maioria das vezes acarretará mesmo é em ganho de peso desnecessário. Bom, mas você pode substituir tudo por um grande copo de água - com um efeito ainda melhor!

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.
Tags