Aos sobreviventes do câncer

Felizmente mais e mais pacientes estão ganhando a batalha contra o câncer porém, lembre-se que após os meses e anos mais duros de tratamento o acompanhamento não pode ser deixado de lado. Isto porque a perda de massa muscular, problemas cardíacos associados, perda óssea são comuns como resultado da exposição prolongada à medicamentos e tratamentos hormonais.

Além disso, há o risco de uma reincidência e, desta forma, estratégias preventivas tornam-se cruciais. Portanto, além de adotar um estilo de vida mais saudável, livre de drogas, álcool cigarro, não se esqueça de praticar exercícios regularmente e conversar com seu nutricionista sobre uma dieta mais rica em antioxidantes, cálcio e outros nutrientes importantes. Aprenda a apreciar os alimentos integrais e ricos em fibras, coma mais frutas e verduras, diminua a porção dos alimentos, caso necessário, perda peso lentamente e aprenda estratégias de combate ao estresse. :-)

Baixe gratuitamente: Manual de tratamento para sobreviventes do câncer

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!