Quantidade de vitamina D produzida com banhos de sol

A vitamina D é essencial para saúde dos nossos ossos, dentes e saúde de nossos sistemas imunes, cardiovascular e nervoso. Além disso, o consumo adequado por gestantes diminui o risco de doenças respiratórias no bebê após o nascimento. Está disponível nos laticínios fortificados e também é produzida na pele, a partir do colesterol. Para tanto os banhos de sol (sem protetor solar) são fundamentais.

Mas como saber quanto tempo precisamos nos expor? O Norwegian Institute for Air Research desenvolveu uma calculadora que estima quantos minutos você precisará de sol diariamente para produzir 25 mcg (ou 1.000 unidades internacionais da vitamina D). Apesar da interface não ser muito amigável é muito interessante ver as mudanças que precisamos fazer dependendo da estação do ano e do local onde estamos. Selecione o mês e dia. Depois determine sua latitude e longitude. O programa lê todas as latitudes como norte (N) e as longitudes como leste (E). Se sua latitude é 40 sul (S), entre -40, e se sua longitude é 70 oeste (W), entre -70. Você poderá descobrir suas localização clicando aqui.

Selecione seu tipo de pele: as opções incluem louro ("blond"), pálido ("pale"?), moreno ("Darker Caucasian"),  e outros até negros ("black"). Essa classificação parece fazer mais sentido para a população norueguesa, mesmo assim é uma ótima ferramenta. Entre com a hora do dia em que se exporá ao sol. A hora é expressa em UTC (hora em greenwich). Para converter seu horário em UTC, use:

http://www.timeanddate.com/worldclock/converter.html

Quando converti o horário de Brasília em UTC o resultado foi menos 3 horas. Depois digite como está o tempo (Cloudless = sem nuvens; e vai até overcast = nublado). Finalmente, a calculadora pergunta a espessura da camada de ozônio, pode? Eu não faço a mínima idéia de como saber isso, se aguém souber me avise, por favor! Escolha também a sua altitude e pronto - finalmente :-).

A calculadora te dará o resultado em horas, seguidas de minutos. Após este longo processo descobri que em determinado dia do ano, tomando sol em Brasília, às 8h da manhã precisaria de 17 minutos para produzir a quantidade de vitamina D adequada recomendada.

Para uma forma mais fácil de saber quanto sol precisa tomar clique aqui.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.
In Tags