Não coma tarde da noite

Estudo da Northwestern University mostrou que comer fora de hora, quando o corpo já deveria estar se organizando para dormir, influencia no ganho de peso. Engordamos por uma série de motivos, que incluem sedentarismo, alto consumo de alimentos hipercalóricos, genética e envelhecimento. O que está claro para ciência é que este processo não depende somente do número de calorias ingeridas. Nosso organismo obedece a um ritmo circadiano regulado pelo hipotálamo (mais especificamente pelo núcleo supraquiasmático), que influencia a digestão, renovação e reparo celular, temperatura corpórea... No estudo os cientistas alimentaram ratos com uma dieta rica em gordura. A dieta tinha o mesmo número de calorias porém um grupo de ratos consumia a ração no horário normal e o outro grupo no horário em que deveria estar dormindo. Este último grupo ganhou muito mais peso do que o primeiro grupo. O próximo passo do estudo será explicar os mecanismos moleculares por traz destas observações. Por enquanto, o que importa é que não devemos comer alimentos próximos à hora de dormir visto que neste horário gastamos menos energia.
Para saber mais: Deanna M. Arble, Joseph Bass, Aaron D. Laposky, Martha H. Vitaterna and Fred W. Turek. Circadian Timing of Food Intake Contributes to Weight GainObesity, 2009.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.