Bebês inteligentes

Uma nova pesquisa mostrou que a deficiência de vitamina C prejudica o desenvolvimento mental de bebês. A pesquisa que trabalhou com porquinhos, mostrou que animais com a deficiência da vitamina tem 30% menos neurônios no hipocampo, a principal sede da memória. Assim como estes animais, os seres humanos são dependentes de vitamina C e por isto os pesquisadores recomendam um maior consumo de frutas e verduras (alimentos ricos neste nutrientes) por gestantes e lactantes. A deficiência nos bebês pode causar problemas de desenvolvimento e aprendizado, situação totalmente prevenível com uma alimentação saudável. Os pesquisadores estudam agora até que ponto o problema pode ser revertido após o nascimento.

Para saber mais: Tveden-Nyborg, Pernille, Johansen, Louise Kruse, Raida, Zindy, Villumsen, Charlotte Krogh, Larsen, Jytte Overgaard, Lykkesfeldt, Jens. Vitamin C deficiency in early postnatal life impairs spatial memory and reduces the number of hippocampal neurons in guinea pigs. Am J Clin Nutr, 2009.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!