Frutas: mais poderosas do que se imaginava

Frutas contém polifenóis, substâncias de estrutura química variada que em nosso organismo atuam como antioxidantes, antivirais, bactericidas e anti-enzimáticos, protegendo-nos contra doenças. Em laboratório os químicos conseguem extraí-los a tempos porém uma nova pesquisa mostrou que a parte não extraída é cinco vezes maior do que a extraída. Ou seja, muitas pesquisas subestimaram os poderes das frutas e outros vegetais. Se os nutricionistas já recomendavam antes, imagine agora. Aliás, já consumiu sua cota hoje? Lembre-se que o ministério da saúde considera um consumo de 400 gramas de vegetais e frutas importantíssimo para a prevenção de doenças. Acha muito? A sociedade de nutricionistas da Alemanha vai além: recomenda 600 gramas/dia.

Fonte: Sara Arranz, Fulgencio Saura-Calixto, Shika Shaha, Paul A. Kroon.

High Contents of Nonextractable Polyphenols in Fruits Suggest That Polyphenol Contents of Plant Foods Have Been Underestimated. Journal of Agricultural and Food Chemistry, 2009; 57 (16): 7298

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.