Monitoramento do diabetes é importante

Nem todo diabético tem paciência ou disciplina para monitorar a glicemia (níveis de açúcar no sangue). Porém estudos mostram que esta monitoração contínua é muito importante, reduzindo as complicações e os episódios hipoglicêmicos. A hipoglicemia pode manifestar-se com tremores, suor, sensação de fraqueza e fome palpitação e tontura. Sua correção rápida é importante pois, principalmente em crianças, pode evoluir para o coma hipoglicêmico, também chamado coma diabético. Este pode ser fatal, pode causar lesões cerebrais ou morte cerebral em poucos minutos. Isto porque a glicose é o nutriente do cérebro. Aprender a monitorar a glicemia é, portanto, fundamental. Esta é controlada ajustando-se as doses de medicamentos hipoglicemiantes e insulina à quantidade de energia e carboidratos necessários durante o dia. Se você é ou tem um filho diabético tipo 1 procure um nutricionista e aprenda a fazer estes ajustes.

Referência Bibliográfica:BECK, R.W. The Effect of Continuous Glucose Monitoring in Well-Controlled Type 1 Diabetes. Diabetes Care; 32(8): 1378-1383, 2009.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags