Comer é meu trabalho

Não é só em programas de culinária na TV que as pessoas passam o dia comendo. Nutricionistas em restaurantes, chefes e auxiliares de cozinha, degustadores e controladores de qualidade passam o dia provando, ajustando e engordando!  Enquanto alguns só precisam fazer uma prova ao dia, outros fazem 16, 17, 20 ou mais provas na tentativa de tornar o alimento cada vez mais palatável para o cliente. É comum colegas relatarem que tem vários números de roupa nos armários já que em épocas de mais trabalho o peso costuma ser maior. Dá para controlar esta tendência? Sim, vamos às estratégias: 

- Moderação. Provar não significa almoçar. Pequenas quantidades são suficientes para fazer os ajustes necessários na comida. No caso de críticos de comidas, que nem sempre conseguem optar por pratos menores,  as estratégias abaixo são ainda mais valiosas.

- Não deixar a atividade física de lado. Com o exercício o gasto calórico aumenta. Além disso, fica bem mais fácil manter a massa muscular, um tecido metabolicamente ativo, que mantém nosso metabolismo mais acelerado.

- Alimentos saudáveis. Você já come um excesso de carboidratos refinados e proteínas no trabalho? Evite estes alimentos em casa, consumindo mais frutas e hortaliças no café da manhã, jantar e ceia. 

- Diminua a quantidade de comida nos dias livres. Fracione bem sua alimentação. O ideal é fazer 6 pequenas refeições. Esta estratégia controla a ansiedade, a fome e a compulsão. Opte também nestes dias por cardápios mais leves evitando comidas cheias de molhos, massas, frituras e açúcar.

- Mesmo seguindo todas estas orientações está difícil manter o peso? Está na hora de procurar um nutricionista funcional. Provavelmente um dieta de destoxificação seja a solução.

Leia mais:

Por quê seu supermercado deveria ter um nutricionista?

Nutricionista ou nutrólogo?

O que faz um nutricionista?

Atuação dos nutricionistas em consultórios

O nutricionista e a fitoterapia

Tem um nutricionista na minha empresa

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.