Gripe A (H1N1)

Ao chegar ao aeroporto em São Paulo precisamos responder à declaração de saúde do viajante, fornecida pela ANVISA. A medida visa detectar casos da gripe A nas pessoas que ingressam no Brasil.

Felizmente, em nossa viajem não tivemos nenhuma intercorrência. Aliás, não vimos ninguém preocupado com esta "novidade". Era até engraçado pois se encontravamos alguém de máscara na rua ou no aeroporto, já sabíamos que era brasileiro!

De qualquer forma, alguns cuidados são importantes e devem ser adotados durante todo o ano e não só em caso de viajem:

- Cuide da alimentação consumindo alimentos nutritivos, fontes de vitaminas, minerais e outras substâncias antioxidantes. Fontes importantíssimas são as frutas, verduras, castanhas e cereais integrais.

- Mantenha seu intestino funcionando. Este grande órgão deve estar íntegro para que desempenhe suas funções protetoras, seletivas e imunológicas. Os alimentos citados anteriormente também são importantes aqui, principalmente por serem fontes de fibras. Suplementos ou iogurtes que contenham probióticos (aquelas bactérias boas) também são grandes aliados na manutenção de um trato digestório sadio. Não se esqueça também de se hidratar. Esta medida simples é uma das mais importantes para o bom funcionamento de todo o corpo.

- Evite praticar exercício físico extenuante, principalmente no sol. A moderação é a chave já que em condições extremas (e aqui também está incluído o estresse psicológico), a produção de cortisol é aumentada. Este hormônio tão importante, quando em excesso reduz a produção do muco que protege a parede do estômago, reduz a adesão dos probióticos protetores à mucosa, reduz a irrigação sanguínea da mucosa (deixando-a com menos oxigênio e nutrientes), diminui a defesa natural contra os agressores externos e aumenta a ocorrência de infecções intestinais.

- Lavar bem as mãos, principalmente antes de comer. Quem não sabia disso, hein?

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.