Ácido Úrico

O ácido úrico (C5H4N4O3) é um composto produzido durante o metabolismo das purinas (proteínas), que são degradadas a hipoxantina, xantina e ácido úrico.

Por ser muito hidrossolúvel, o urato é facilmente eliminado pela urina em quantidades de 600-700 mg/dia, em média. Quando o ácido úrico está aumentado no sangue, dizemos que há hiperuricemia e, quando as taxas se encontram diminuídas, se diz que há hipouricemia.

O valor ideal de ácido úrico plasmático é em média 6 mg% para mulheres e 7 mg% para homens. Quando o ácido úrico é superior a 8 mg % no plasma sangüíneo, ele pode se depositar em qualquer tecido do organismo, dependendo muito das condições locais. Quando isso ocorre, pode surgir processo inflamatório como gota, artrite, tofo e nefrite.

A causa nutricional mais comum para esta elevação é a ingestão exagerada de proteínas (purinas). A hiperuricemia também pode ocorrer devido ao abuso do álcool, relacionada à obesidade, em decorrência de medicamentos como antiinflamatórios e diuréticos e por superprodução ou por diminuição da excreção renal e intestinal de ácido úrico.

A hiperuricemia, assim como a elevação do colesterol plasmático, do LDL-c e da homocisteína, do sedentarismo, tabagismo e hipertensão, é um fator de risco para as doenças cardiovasculares e renais.

A dieta é um item importante do tratamento do ácido úrico. Os alimentos não recomendados e que devem ser evitados pelos pacientes com hiperuricemias são aqueles ricos em purinas, como carnes, miúdos (fígado, coração, língua, rins), peixes pequenos, frutos do mar, caldos . A ingestão de líquidos deve ser aumentada afim de auxiliar a excreção e minimizar a possibilidade de formação de cálculos renais. A dieta deve ser reduzida em colesterol e gordura já que estes reduzem a excreção do ácido úrico. O açúcar também aumenta a produção de ácido úrico.

O queijo tofu aumenta a excreção do ácido úrico por isto pode ser utilizado na dieta em sanduíches, temperados em pastinhas ou mesmo em sopas.

Fonte da imagem: http://www.scielo.br/img/revistas/qn/v32n3/a13fig04.gif

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!