Dieta para ter menos acne

A acne é um problema dermatológico multifatorial sendo mais prevalente em épocas de maior produção ou desequilíbrio hormonal, como adolescência e até na menopausa. A dieta pode ajudar fornecendo nutrientes que atuem no reparo das estruturas celulares, que diminuam a inflamação e a produção de sebo. Algumas dicas:

- Evite alimentos fontes de gordura saturada como leite integral, manteiga, embutidos (presunto, salsicha, linguiça...), óleo de coco, bacon e carnes gordas;

- Consuma alimentos fonte de ácidos graxos (gorduras) monoinsaturados, com alto poder antiinflamatório e antioxidante. Você pode optar por abacate, azeite de oliva extravirgem, óleo de canola; - Consuma alimentos fontes de ômega-3 como salmão, sardinha, atum e óleo de linhaça; - Evite alimentos que contenham açúcar branco ou farinha refinada: bolos, doces, balas, doces, refrigerantes, sorvetes, biscoitos etc. - Prefira alimentos integrais aos refinados pois possuem um

índice glicêmico

mais baixo (portanto menos inflamatório). Ex: Arroz integral, pão integral, cereais integrais; - Consuma alimentos ricos em Vitaminas e minerais antioxidantes que neutralizam os radicais livres responsáveis pela inflamação da acne:

  • Zinco: carnes magras, ovos, lentilha, cereais integrais;
  • Selênio: Cereais e grãos integrais;
  • Vitamina C: laranja, acerola, kiwi, goiaba, mamão, salsinha, pimentão verde;
  • Carotenóides: Cenoura, abóbora, couve, espinafre;
  • Vitamina E: Semente de girassol e oleaginosas;
  • Ácido pantotênico (vitamina B5): semente de girassol, cogumelos, salmão, fígado de galinha, leite, brócolis, levedura.

- Mantenha o seu intestino saudável consumindo com menor frequência alimentos alergênicos como frutos do mar, chocolate, amendoim, castanhas, suínos e enlatados. Aumente também o consumo de frutas e verduras para pelo menos 5 porções ao dia e não esqueça-se de manter-se bem hidratado.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.