Chá verde previne o câncer?

Hoje está fazendo 4oC aqui em Buenos Aires. É muito frio mas está ventando bem menos que ontem, o que é ótimo. Andar na rua com vento gelado é muito desconfortável. Me disseram que no Rio Grande do Sul também está muito frio mas como moro em Brasília, estou sofrendo um bocado. A solução para aquecer é apelar para os chazinhos. Por falar nisto, vi que acabou de sair uma revisão sobre a relação entre o consumo de chá verde e a prevenção do câncer. Os pesquisadores analisaram 51 estudos (de 1985 a 2008) que incluíram, no total, 1,6 milhão de participantes. Uma das dificuldades dos revisores é que a quantidade de chá consumida por cada indivíduo varia muito assim como os diferentes tipos de câncer apresentam crescimento e metabolismos diferenciados fica difícil afirmar que o chá seja realmente eficiente. Porém, para os autores, uma coisa é certa: o chá não substitui uma dieta saudável. O mesmo é apenas um ítem a mais que podemos utilizar como estratégia para combater esta doença.

220px-Csinensis.jpg

De qualquer forma, o chá verde contém catequinas, antioxidantes poderosos, o que potencialmente contribui na prevenção do câncer. Porém o que se viu nas revisões foi o seguinte: o consumo de chá tem benefícios limitados no câncer de fígado e os resultados ainda são conflitantes em regiões como esôfago e pâncreas. Não foi encontrado qualquer redução dos óbitos por câncer de estômago e o risco de câncer de bexiga inclusive aumentou em um estudo.

Mas também foram dadas boas notícias: um estudo mostrou diminuição do risco de câncer de próstata e mama com um consumo alto do chá ou do extrato. O consumo parece também beneficiar o tratatamento do câncer de pulmão, pâncreas e cólon.

De qualquer forma, muitos estudos ainda virão nesta área já que as substâncias antioxidantes da planta camellia sinensis são realmente poderosas. Assim, se você gosta desta bebida, continue bebendo pois ela pode ser uma aliada da sua dieta ao longo do tempo. Mas não exagere. A dose máxima é 1200 ml (ou até 5 xícaras) ao dia.

Artigo: Boehm K, et al. Green tea (Camellia sinensis) for the prevention of cancer.Cochrane Database of Systematic Reviews, Issue 3, 2009.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags