Alto consumo de gordura aumenta risco de câncer de pâncreas

Dois novos estudos sugerem que a obesidade e o consumo de alimentos ricos em gorduras estão associados ao maior risco de câncer pancreático. Uma das pesquisas caso-controle foi publicada no Journal of the American Medical Association, e incluiu 841 adultos com câncer de pâncreas e 754 indivíduos sem câncer. Os participantes responderam a questões sobre o peso quando ainda na adolescência (14 a 19 anos) e como o peso havia se modificado nos últimos 10 anos. Foi encontrada uma associação positiva entre o câncer de pâncreas e o sobrepeso dos 14 aos 39 anos e a obesidade dos 20 aos 49 anos. Em média o câncer havia sido diagnosticado aos 61 anos nos obesos e aos 64 anos em indivíduos com peso saudável, mostrando que o excesso de peso pode fazer com que doenças se manifestem mais rápido e o prognóstico é pior. Um segundo estudo publicado no Journal of the National Cancer Institute, incluiu 308.736 homens e 216.737 mulheres. Todos responderam a um questionário de frequência de alimentos com 124 itens. Nenhum dos participantes tinha câncer quando o estudo foi iniciado. Após 6,3 anos 865 homens e 472 mulheres foram diagnosticados com câncer  de pâncreas. Em média, os que consumiram mais gordura tiveram 23% mais chance de desenvolverem câncer de pâncreas, sendo que se a gordura fosse do tipo saturada (presente em carnes, leite, manteiga, queijos) o risco aumentava em 36%. Se o consumo de gordura animal aumentasse mais o risco subia para 43%. 
Para saber mais:
  1. Li D, Morris JS, Liu J, et al. Body mass index and risk, age of onset, and survival in patients with pancreatic cancer. JAMA. 2009 Jun 24;301(24):2553-62.
  2. Thiébaut AC, Jiao L, Silverman DT et al. Dietary Fatty Acids and Pancreatic Cancer in the NIH-AARP Diet and Health Study. J Natl Cancer Inst. 2009 Jun 26.
  3. Fonte da imagem: http://www.ecureme.com/atlas/data/dis_images/Pancreatic_Cancer550_ab.jpg

 

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!