Ortorexia - a obsessão pela alimentação saudável

Se preocupar com a saúde e com a alimentação é muito importante mas precisamos ter cuidado para não ficarmos neuróticos e desenvolvermos transtornos ou doenças por conta desta obsessão. Apesar de ainda não reconhecida como uma desordem, a ortorexia tem ganhado atenção, uma vez que a obsessão com a beleza e um corpo saudável podem levar sim à transtornos alimentares. As consequências podem incluir doenças, malnutrição e até óbito, devido à eliminação de grupos inteiros de alimentos, por longos períodos. O problema não é se alimentar de forma saudável mas sim como isto está influenciando sua saúde.

A alimentação deve ser fonte de prazer e saúde e não de estresse e doença. Para saber se os cuidados estão sendo excessivos preste atenção em sinais clínicos como queda de cabelo, problemas de pele, funcionamento intestinal, nervosismo, falta de energia e também ao comportamento da pessoa perante às pessoas amadas. Você ou alguém conhecido tem deixado de sair, estar com amigos ou familiares que sempre foram próximos, apenas porque não quer estar em locais onde a comida estará disponível? A pessoa apresenta muito medo de morrer, ter um câncer, infartar?

O alimento deve aumentar nossa qualidade de vida e não deve nos controlar. Se você tem filhos adolescentes também observe o comportamento alimentar deles, já que alguns autores acreditam que o problema pode começar ainda na juventude. E, quando abordar o assunto alimentação saudável, não crie muitos tabus, açúcar, alimentos industrializados e fast food devem ser consumidos esporadicamente e com moderação mas não precisam ser proibidos. O relacionamento saudável com o alimento é a chave para a prevenção destas tendências.

Caso tenha dúvidas sobre como incluir certos alimentos e em que quantidades em sua dieta, procure um nutricionista. Caso precise trabalhar questões de ordem pessoal e aprender a lhe dar melhor com o estresse o acompanhamento com um bom psicólogo também pode ajudar muito.

Andreia Torres

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.