Médicos americanos acreditam que a nutrição deveria ser mais enfatizada

De acordo com nova pesquisa publicada pela associação americana de nutricionistas (ADA), 96% dos médicos americanos acreditam que o sistema de saúde deveria enfatizar mais a nutrição para a prevenção, controle e tratamento das doenças crônicas não transmissíveis. Contudo, apenas 12% dos médicos do país dão atenção a este aspecto da saúde ou encaminha os pacientes aos nutricionistas. A boa notícia é que agora os médicos já sabem que a alimentação realmente melhora a saúde e é um coadjuvante importante no tratamento. Está na hora de mover os serviços de nutrição para a linha de frente dos cuidados em saúde.

No hospital, a terapia nutricional faz com que os pacientes se recuperem mais rápido, respondam melhor aos cuidados médicos e controlem a doença de base. Uma das maiores razões citadas pelos médicos para o não encaminhamento dos pacientes ao nutricionista é a falta de cobertura ou reembolso dos planos de saúde para os serviços de nutrição. No Brasil não é muito diferente, a cobertura dos planos de saúde, apesar de obrigatória, é precária. Os clientes reclamam que não conseguem realizar marcações e os profissionais reclamam que não vale a pena conveniarem-se já que os convênios pagam muito pouco e demoram muito para realizar o reembolso. É imprescindível então que as agências regulamentadoras passem a fiscalizar melhor os convênios e que o governo estenda a cobertura pública nos serviços primários, secundários e terciários de saúde. É sabido que muitas das doenças são ocasionadas pela incorreta alimentação durante a vida e a prevenção reduziria enormemente não só os casos mas também os gastos nesta área.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags