Restrição de carboidratos diminui o crescimento do tumor de próstata

De acordo com nova pesquisa publicada no Cancer Prevention Research, a restrição de carboidratos, independentemente da perda de peso, desacelera o crescimento de tumores de próstata. Os pesquisadores acreditam que a insulina e o fator de crescimento análogo à insulina contribuem para o crescimento e a proliferação do câncer de próstata. Como o carboidrato é o principal estímulo para a secreção das substâncias mencionadas, um menor percentual de açúcares, doces, pães, massas e cereais reduziria o avançar da doença. O estudo foi feito com camundongos mas os cientistas pretendem começar a recrutar pacientes para estudos clínicos já nas próximas semanas.

Caso queira tentar também, lembre-se: restrição não significa corte! Os carboidratos são importantes na dieta, por isto a restrição deve ser quanto àqueles supérfluos: balas, doces, açúcar, bolos, massas brancas. Já frutas, verduras e cereais integrais são fontes de carboidratos de baixo índice glicêmico, vitaminas, minerais e fitoquímicos que devem fazer parte da alimentação saudável.

Pacientes com câncer: a troca de leite por whey é benéfica

Pacientes que adoram um leite precisam ter mais cuidado. O leite e o queijo estimulam muito a secreção de IGF-1 e a proliferação celular. O whey tem um efeito muito mais brando neste sentido (Melnik et al., 2012). Estudos também mostram que o whey ajuda a evitar a caquexia do câncer. Por isso, se está fazendo tratamento contra o câncer, indico que troque seu leite por uma proteína vegana neutra sem corantes ou um whey isolado sem corantes.

Opções de whey isolado sem corantes e sabor neutro:

Proteína vegana sem corantes e sabor neutro:

PRECISA DE AJUDA? MARQUE AQUI SUA CONSULTA DE NUTRIÇÃO ONLINE

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/