Restrição de carboidratos diminui o crescimento do tumor de próstata

De acordo com nova pesquisa publicada no Cancer Prevention Research, a restrição de carboidratos, independentemente da perda de peso, desacelera o crescimento de tumores de próstata. Os pesquisadores acreditam que a insulina e o fator de crescimento análogo à insulina contribuem para o crescimento e a proliferação do câncer de próstata. Como o carboidrato é o principal estímulo para a secreção das substâncias mencionadas, um menor percentual de açúcares, doces, pães, massas e cereais reduziria o avançar da doença. O estudo foi feito com camundongos mas os cientistas pretendem começar a recrutar pacientes para estudos clínicos já nas próximas semanas.

Caso queira tentar também, lembre-se: restrição não significa corte! Os carboidratos são importantes na dieta, por isto a restrição deve ser quanto àqueles supérfluos: balas, doces, açúcar, bolos, massas brancas. Já frutas, verduras e cereais integrais são fontes de carboidratos de baixo índice glicêmico, vitaminas, minerais e fitoquímicos que devem fazer parte da alimentação saudável.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags