Refrigerantes a base de cola causam fraqueza e problemas musculares

Pesquisadores gregos mostraram que o consumo excessivo de bebidas a base de cola podem levar à hipocalemia, baixas concentrações de potássio sanguíneo, o que pode levar à paralisia muscular. O estudo foi conduzido pelo Dr. Moses Elisaf e publicado no International Journal of Clinical Practice, IJCP. O pesquisador relata ainda que estas bebidas, em excesso, causam ainda outros problemas como cáries dentárias, desmineralização óssea, maior risco de síndrome metabólica e diabetes. Nos estudos do pesquisador, os sintomas de problemas musculares foram revertidos após a retirada da bebida.

Em um dos casos, uma mulher de 21 anos, que consumia até 3 litros de refrigerantes a base de cola por dia foi admitida no hospital com fadiga, perda de apetite e vômitos persistentes. Exames de sangue mostraram a diminuição do potássio e o eletrocardiograma mostrou um bloqueio no coração. Outros casos com gestantes e fazendeiros também foram relatados. Apesar das quantidades nestes estudos terem sido muito maiores do que as geralmente observadas não se deve fazer do uso destas bebidas um hábito.

O consumo mundial de refrigerantes é de 500 bilhões de litros por ano ou 80 litros por pessoa, sendo os americanos os maiores consumidores (200 litros por ano). De acordo com os pesquisadores existem 3 ingredientes nestes refrigerantes que levam à perda de potássio: glicose, frutose e cafeína. Apesar de a maioria dos pacientes se recuperar após a retirada do refrigerante e do uso de suplementos de potássio, a hipocalemia crônica deixa-os mais suscetíveis à paradas cardíacas fatais.

Fonte: http://www3.interscience.wiley.com/cgi-bin/fulltext/122384352/PDFSTART

Saiba mais:

livrando-se do vício dos refrigerantes;

efeito da frutose (e dos refrigerantes) no organismo;

não ofereça refrigerantes a seus filhos;

refrigerantes e doenças cardiovasculares.

Saiba mais sobre os malefícios dos refrigerantes aqui.

Baixe o eBook gratuito clicando aqui.

 

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.