Comer mais e pesar menos?

Isto soa bem para você? Então não está sozinho já que a maior parte das pessoas gosta de comer. Os últimos estudos em nutrição e perda de peso sugerem duas estratégias:

- Escolha alimentos menos calóricos e com mais nutrientes. Frutas e verduras tem estas características, são riquíssimos em nutrientes, fibras e água e fornecem pouca energia. Para saber mais sobre alimentos nutricionalmente densos ouça ao antigo podcast alimentação saudável, gravado em 2009:

- Inclua fontes magras de proteína em suas refeições. As proteínas saciam por mais tempo que os carboidratos por terem uma digestão mais lenta. Veja algumas sugestões:

  • Café da manhã: troque as torradas e o pão francês com manteiga por iogurte desnatado com frutas ou vitamina de leite de soja com quinua.
  • Almoço: substitua o macarrão por uma fonte protéica (carne magra, soja ou ovo, salada, arroz e feijão - aquela alimentação que tinhamos quando criança).
  • Lanches: troque os biscoitos por castanhas e nozes, frutas com aveia ou quinua ou mesmo um suco de abacate ou açaí (estes são mais calóricos mais ajudam a controlar a compulsão noturna.
  • Jantar: tente fazer refeições parecidas com o almoço, evitando os pães e bolos. Se não conseguir faça omelete, tapioca (você pode rechear com pasta de grão de bico ou mesmo de vegetais). Na pior das hipóteses substitua o pão branco por pão integral, recheado com salada (alface, tomate, cenoura ralada...) e uma fonte protéica (queijo, peito de peru e atum são boas opções).
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
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