Rúcula protege contra úlceras gástricas

As úlceras gástricas afetam uma expressiva quantidade de pessoas no mundo todo. Eu tratamento incluem o uso de inibidores da bomba de prótons, que apesar de eficiente não traz a cura completa da doença. Além disso, o uso contínuo do medicamento tem efeitos colaterais por isto farmacêuticos não cansam-se de procurar tratamentos mais eficientes. A rúcula, assim como outros membros da família das brássicas (como repolho, couve-flor e brócolis) possui propriedades especiais inibindo tumores, protegendo o fígado e prevenindo úlceras gástricas. Estudo publicado este mês no World Journal of Gastroenterology mostrou que o uso de um extrato feito com a rúcula foi capaz de reduzir a secreção ácida gástrica e as úlceras em ratos. Os autores concluem que o extrato a base de rúcula possui propriedades antisecretórias, citoprotetoras e atividade anti-úlcera em lesões gástricas induzidas mediadas provavelmente pela atividade de prostaglandinas ou por propriedades antisecretórias e antioxidantes deste vegetal. O ministério da saúde recomenda uma ingestão de pelo menos 400 gramas de frutas e verduras ao dia. Varie bastante e dentre estas inclua sempre as brássicas.

Referência: Alqasoumi S, Al-Sohaibani M, Al-Howiriny T, Al-Yahya M, Rafatullah S. Rocket "Eruca sativa ": A salad herb with potential gastric anti-ulcer activity. World Journal of Gastroenterology 2009; 15(16): 1958-1965. http://www.wjgnet.com/1007-9327/15/1958.asp

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.