Rúcula protege contra úlceras gástricas

As úlceras gástricas afetam uma expressiva quantidade de pessoas no mundo todo. O tratamento inclui o uso de inibidores da bomba de prótons, que apesar de eficiente não traz a cura completa da doença. Além disso, o uso contínuo do medicamento tem efeitos colaterais por isto farmacêuticos não cansam-se de procurar tratamentos mais eficientes. A rúcula, assim como outros membros da família das brássicas (como repolho, couve-flor e brócolis) possui propriedades especiais inibindo tumores, protegendo o fígado e prevenindo úlceras gástricas.

Estudo publicado no World Journal of Gastroenterology mostrou que o uso de um extrato feito com a rúcula foi capaz de reduzir a secreção ácida gástrica e as úlceras em ratos. Os autores concluem que o extrato a base de rúcula possui propriedades antisecretórias, citoprotetoras e atividade anti-úlcera em lesões gástricas induzidas mediadas provavelmente pela atividade de prostaglandinas ou por propriedades antisecretórias e antioxidantes deste vegetal. O ministério da saúde recomenda uma ingestão de pelo menos 400 gramas de frutas e verduras ao dia. Varie bastante e dentre estas inclua sempre as brássicas na sua salada.

AZEITE COM RÚCULA

Um dos segredos para consumir mais vegetais é misturando-os com alimentos que você já consome normalmente, como o azeite.

  • 4 xícaras de café de azeite

  • 130g de rúcula

  • 2g de alho

  • 5g de sal

Preparo: Bata tudo no liquidificador e passe numa peneira.

Veja aqui outras dicas para comer mais vegetais.

Referência: Alqasoumi S, Al-Sohaibani M, Al-Howiriny T, Al-Yahya M, Rafatullah S. Rocket "Eruca sativa ": A salad herb with potential gastric anti-ulcer activity. World Journal of Gastroenterology, 2009; 15(16): 1958-1965

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/