Crianças obesas são mais alérgicas

Um novo estudo publicado na edição de maio do Journal of Allergy and Clinical Immunology mostrou que crianças e adolescentes obesos são mais propensos à alergias, especialmente às alimentares. Após análise de 4.111 indivíduos entre 2 e 19 anos, observou-se que os níveis da imunoglubulina IgE e dos níveis de anticorpos específicos para diferentes alergias estavam cerca de 26% mais aumentados dentre os obesos. Porém, o estudo não conseguiu mostrar se a obesidade causa mais alergias, se as alergias favorecem o ganho de peso ou ambos. De qualquer forma, é uma nova área de interesse para a pesquisa visto que tanto a obesidade quantas as alergias vem aumentando nos últimos anos.

Leia também: Crianças que consomem mais fast food têm mais asma

Referência: Visness et al. Association of obesity with IgE levels and allergy symptoms in children and adolescents: Results from the National Health and Nutrition Examination Survey 2005-2006. Journal of Allergy and Clinical Immunology, 2009; 123 (5): 1163.

Fonte da imagem: http://www.elements4health.com/images/stories/health/food-allergies.jpg
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.