Suplemento causa danos no fígado e mata nos EUA

Na última sexta-feira o governo dos EUA soltou uma nota oficial recomendando a suspensão do Hydroxycut, um suplemento dietético utilizado para o emagrecimento. A empresa tirará do mercado 14 produtos disponíveis em farmácias e lojas de suplementos, tarefa nada fácil, visto que pelo menos 9 milhões de embalagens foram vendidas este ano. A causa? O FDA (Food and Drug Administration) recebeu 23 relatos de danos ao fígado, variando de hepatite à cirrose (sendo necessário um transplante) e também a morte de um adolescente de 19 anos após o uso do produto.

Suplementos não são regulados tão rigorosamente quanto medicamentos e muitos produtos acabam caindo no mercado (especialmente nos EUA), sem testes de efetividade ou segurança. No Brasil, a ANVISA é mais rigorosa mas existem relatos de uso do produto comprado em viagens ao exterior ou mesmo pela internet. Como a formulação do Hydroxycut mudou uma série de vezes os cientistas ainda não conseguiram identificar o composto hepatotóxico, apesar da suspeita recair sobre o ácido hidroxicítrico, derivado de frutas tropicais. Apesar de a empresa garantir que não só este mas todos os compostos do produto são naturais, isto não é garantia de segurança e é fundamental que se tome cuidado com produtos que prometem milagres. Existem mais de 460 artigos no MedLine mostrando a relação entre o consumo de produtos naturais e ervas com efeitos colaterais como problemas no fígado e rins.

Documento oficial - http://www.fda.gov/bbs/topics/NEWS/2009/NEW02006.html

Está precisando de ajuda? Marque uma sessão de coaching enviando uma mensagem! 

 

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!