Refrigerantes causam câncer?

soda-cans-istock-radu-bercan-940x540.jpg

Pesquisa publicada hoje pela Pro Teste verificou - mais uma vez - que refrigerantes só fazem mal! Sáo ricos em sódio, açúcar, corantes, calorias vazias e ainda contém o benzeno, uma substância relacionada ao câncer. O composto é resultado da reação de um conservante, o benzoato de sódio, com a vitamina C. Não há regra para a quantidade de benzeno em refrigerantes. A pesquisa levou em consideração o limite estabelecido para água potável: 5 microgramas por litro. A Sukita zero contém 20 microgramas, a fanta light 7,5 microgramas, outros refrigerantes continham também quantidades que extrapolam os limites para a água potável (Dolly Guaraná, Dolly Guaraná Light, Sprite Zero, Sukita e Fanta Laranja - fabricada pela coca-cola). O benzeno tem alto potencial carcinogênico e se consumido regularmente, pode favorecer tumores. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), não há limite seguro de consumo.

Cigarros, poluição gerada pela fábrica ou carros, detergentes, borrachas sintéticas e náilon são outras fontes de contaminação por benzeno. A ocorrência ou não de câncer dependerá da exposição a esta e outras substâncias, da susceptibilidade genética e também das defesas do organismo. E lembrem-se: para que o organismo consiga se proteger uma alimentação saudável é fundamental. Por isto, evite refrigerantes e aumente o consumo de frutas e verduras frescas e sem agrotóxicos.

Frutose ainda está envolvida  na síndrome metabólica e outras doenças. Artigo recomendado:

Saiba mais sobre os malefícios dos refrigerantes aqui.

Lustig (2013). Fructose: it's "alcohol without the buzz". Advances in Nutrition. Disponível em: www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3649103/

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!