Hepatite tipo A

Hepatite_A_-_Curso_Sorológico_Típico.jpg

Morreram ontem duas crianças em Águas Lindas, próximo ao DF, acometidas pela hepatite A, uma doença do fígado altamente contagiosa e algumas vezes fatal. Em abril, o Paraná também enfrentou um surto da doença. A infecção é transmitida principalmente pela via fecal-oral, geralmente pelo contato entre pessoas ou pela ingestão de água ou alimentos contaminados. No caso das crianças, a causa parece ter sido a ingestão de água contaminada.

Os sintomas mais comuns da hepatite incluem febre, calafrios e sensação de fraqueza generalizada. Outros sintomas são anorexia, náuseas, icterícia (amarelamento dos olhos e da pele), urina escura, fezes de cor clara, dor abdominal e fadiga. A medida mais importante para evitar a transmissão da hepatite A é lavar as mãos e unhas de forma adequada, evitar tomar água não tratada de torneira ou tomar bebidas com gelo feitos desta água, não consumir frutos do mar crus e carnes mal passadas.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/