Triptofano e equilíbrio das emoções

O triptofano é um aminoácido essencial, o que significa que deve estar presente na dieta para que o equilíbrio do corpo seja mantido. Uma das funções importantíssimas do triptofato é sua participação na produção de serotonina, um hormônio relacionado ao prazer e ao bem estar. Para a formação da serotonina também são importantes outros nutrientes como zinco e piridoxina. Assim, estes três nutrientes atuam, inclusive, aumentando a velocidade de recuperação de pacientes em tratamento da depressão.

Fontes de triptofano:

carnes magras, peixes, leite e iogurte desnatados, queijos brancos e magros, nozes e leguminosas.

Fontes de zinco:

ostras, caranguejos, carne vermelha, leite e derivados, castanha de caju, amêndoas, amendoim, feijão

Fontes de piridoxina:

levedo, germe de trigo, carne de porco, vísceras (principalmente fígado), cereais integrais, leguminosas, batatas, banana e aveia.

Dificuldade em gerenciar as emoções? Falar sobre sentimentos reduz a ansiedade e ajuda no gerenciamento da medicação. Indico a Julia Maciel, psicóloga formada pela UnB e que atende online, por videoconferência. Cuide-se!

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/