Dieta e doenças cardiovasculares

Pesquisadores canadenses divulgaram uma revisão das pesquisas disponíveis até então sobre a relação entre dieta e doenças cardiovasculares. De acordo com os mesmos existe evidências fortes de que dietas ricas em frutas, vegetais, peixes, azeite e castanhas são associadas com menor risco de doenças cardiovasculares quando comparadas àquelas ricas em alimentos com alto índice glicêmico ou rica em gorduras trans (presentes principalmente em alimentos industrializados). Alimentos com alto índice glicêmico incluem arroz, macarrão e outros cereais refinados como pão branco, bolos, biscoitos e farinhas. Os resultados da revisão sistemática de artigos dos últimos 50 anos mostrou também que a dieta mediterrânea reduz o risco de doenças cardiovasculares, porém ainda não existem evidências suficientes de que o uso de suplementos de vitamina E e vitamina C são eficientes na proteção do coração.

Fonte: Andrew Mente; Lawrence de Koning; Harry S. Shannon; Sonia S. Anand. "A Systematic Review of the Evidence Supporting a Causal Link Between Dietary Factors and Coronary Heart Disease.Arch Intern Med. 2009;169(7):659 -669. Vol. 169 No. 7, online 13/04/2009.

Mais sobre esse assunto no vídeo:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!