Hipertensos não devem consumir bebidas energéticas

Indivíduos com pressão alta ou doenças coronarianas devem evitar bebidas energéticas, de acordo com um estudo publicado este mês no Annals of Pharmacotherapy.

Isto porque o consumo das mesmas aumenta a pressão sanguínea e os batimentos cardíacos. Apesar destes aumentos serem insignificantes para pessoas saudáveis, os mesmos podem ser prejudiciais em indivíduos com alguma condição coronariana. Os pesquisadores acreditam que os níveis de cafeína e taurina das bebidas podem ser os responsáveis pelo aumento dos parâmetros citados. No estudo, os cientistas acompanharam 15 indivíduos e observaram um aumento da frequência cardíaca de 7,8% no primeiro dia do estudo e 11% no sétimo dia. Já a pressão sanguínea aumentou pelo menos 7% durante o período em que se ingeriu duas latas de uma bebida energética ao dia.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.