Diabéticos em dietas ricas em fibras podem precisar de mais cálcio

Pesquisadores do  UT medical Center  relataram que pacientes com diabetes tipo 2 excretam menos cálcio na urina quando consome 50 gramas de fibras por dia, comparados àqueles que consomem 24 gramas ao dia. Uma menor excreção de cálcio indica uma economia já que menos deve estar sendo absorvido.

A fibra é importantíssima pois melhora o controle da glicose e do colesterol e o funcionamento intestinal. Porém, um excesso de fibras diminui a absorção de diversos minerais, dentre eles o cálcio. A deficiência de cálcio está relacionada à osteoporose e ao maior risco de câncer. Porém, de acordo com o cientista responsável pelo estudo, Dr. Abhimanyu Garg, é fundamental conversar com um nutricionista antes de iniciar a suplementação do mineral pois quantidades de cálcio maiores que as recomendáveis aumenta o risco de pedras nos rins.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.
In Tags