Cuidado com o Palmito!

A Coordenação de Vigilância em Saúde do Município de São Paulo (Covisa), decretou a interdição e proibiu a comercialização do lote 1401 do Palmito de Açaí em Conserva – Casa Blanca Premium, produzido pela Indústria e Comércio de Conservas Genialle Ltda, com sede na cidade de Santa Maria do Pará (PA). A proibição deve-se ao desacordo do produto com a Resolução RDC nº17, de 19/11/99 da Anvisa, por apresentar valor de pH acima do limite estabelecido. Quando o pH do produto se encontra elevado o mesmo tende a se deteriorar com mais facilidade já que microorganismos patogênicos têm "preferência" pelo pH mais elevado. Além disso, nestas condições é possível que o Clostridium botulinum produza toxinas. A intoxicação pela toxina causa o botulismo, doença de alta letalidade. Assim, a Covisa considera a ação uma medida de cautela. "Estamos colhendo amostras de palmito desde o ano passado para o programa de análise do padrão de qualidade do produto. Neste caso específico detectamos o nível de PH de 4.8, quando o nível máximo permitido é de 4.5”, explica Evanize Segala, subgerente de alimentos da Covisa.

Como a proibição da comercialização e a interdição do palmito valem apenas para o município de São Paulo o produto pode estar na prateleira de outras cidades. Por isto, observe as embalagens. Desta vez não vai dar para escolher considerando apenas o preço do produto. O lote interditado foi produzido em 14/10/2008 e tem validade até 14/10/2010.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!