Mastigue!

Boca, língua e dentes fazem parte do trato digestório sendo a mastigação a primeira etapa da digestão (quebra) dos alimentos. Como você bem sabe, estômago não tem dentes, ou seja, quem deve fazer o trabalho é realmente a boca. Assim, mastigar bem facilita as demais estapas da digestão, melhorando a assimilação dos nutrientes. Você pode ainda ter mais prazer ao se alimentar ao comer com calma, ficando atento às cores, aromas e sabores. Algumas filosofias orientais consideram, inclusive, a mastigação um ato de meditação que pode desenvolver a paciência e o alto controle.

Além disso, quem mastiga bem come menos, o que auxilia no controle do peso e evita distúrbios digestivos. Muitas vezes quando comemos muito rápido ficamos com vontade de um doce após a refeição. Isto porque o sabor do alimento não foi sentido e porque ainda não houve tempo do alimento passar à corrente sanguínea equilibrando a glicemia. Por isto mastigue, mastigue, mastigue e você não terá tanta necessidade da sobremesa, até porque estará menos ansioso. Outras vantagens da mastigação incluem a redução do mau hálito (não haverão tantos alimentos mau digeridos no trato digestório), e estímulo das glândulas (inclusive da tireóide).

Quer redescobrir o prazer de comer e mastigar? Conheça o curso online "Alimentação Consciente".

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.