Alto consumo de gordura aumenta risco cardiovascular, mesmo quando colesterol sanguíneo é normal

Imagem: http://viapharmaceuticals.dev.instrum3nt.com/images/inflammation2HIRES.jpg
Estudo de pesquisadores da Universidade de Cincinnati mostrou que dietas ricas em gorduras, mesmo quando seguidas por um período curto de tempo pode inflamar os tecidos que circulam os vasos sanguíneos, contribuindo para as doenças cardiovasculares. Os achados foram publicados em janeiro no Circulation Research, onde os autores descrevem uma menor secreção da adiponectina, uma proteína antiinflamatória, e maior secreção de citocinas inflamatórias (interleucina-6, interleucina-8) e proteínas que atraem monócitos. O mais interessante é que isto acontece independentemente do ganho de peso ou dos níveis de coleterol sanguíneo. Ou seja, isto serve de aviso àqueles que dizem que podem consumir alimentos gordurosos já que seu peso e seus níveis de lipídios séricos são normais.Fonte:

Tapan K. Chatterjee, Lynn L. Stoll, Gerene M. Denning, Allan Harrelson, Andra L. Blomkalns, Gila Idelman, Florence G. Rothenberg, Bonnie Neltner, Sara A. Romig-Martin, Eric W. Dickson, Steven Rudich, and Neal L. Weintrau. Proinflammatory Phenotype of Perivascular Adipocytes Influence of High-Fat Feeding. Circ. Res. published January 2, 2009.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!