Professores, conversem com seus alunos sobre alimentação saudável

Caros professores, o ano letivo começou e vocês tem um papel muito importante que inclui também o ensino de noções sobre a alimentação saudável. Uma boa nutrição é imprescindível. Estudos mostram que crianças e jovens com dietas saudáveis funcionam melhor emocionalmente, em termos comportamentais e, é claro, acadêmicos. Crianças mal alimentadas tem menores notas, se concentram menos, tem falhas de memória e são mais propensos à repetências e suspensões. Além disso, os professores relatam maiores níveis de hiperatividade e absenteísmo em crianças mal alimentadas. Por isto, converse com os coordenadores de sua escola para que tenham nutricionistas nas escolas, pelo menos esporadicamente, afim de sanar suas dúvidas. Assim, melhor informado você terá muito mais ferramentas para trabalhar com seus alunos.

Problemas comuns que podem ser trabalhados com os alunos incluem a necessidade e os benefícios do café da manhã e a importância do consumo de frutas e hortaliças. Algumas estratégias também podem ser testadas, principalmente em turmas iniciais:

- Encoraje os alunos e pais a trazerem alimentos nutritivos para os lanches, festas, eventos esportivos; - Tenha um mural com mensagens e figuras sobre saúde e alimentação saudável; - Incorpore exemplos de nutrição em outras aulas, como matemática (cálculo do IMC, valor calórico dos alimentos ect), ciências (importância dos nutrientes), português (textos sobre a relação entre a alimentação e a saúde/doença); - Seja um exemplo positivo; - Estimule as crianças a comerem sentadas; - Converse com os cantineiros. Sugira opções de lanches e refeições mais saudáveis.

Baixe aqui materiais de suporte para educação nutricional de crianças.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.