Como reduzir a pressão arterial

Acho que todos já sabem que o excesso de consumo de sódio (presente principalmente no sal, alimentos salgados e industrializados) aumenta a pressão sanguínea (Dickinson et al., 2014). Porém, muitas vezes a redução do sódio sozinha não é capaz de reduzir significativamente a pressão. Isto porque a razão sódio-potássio parece ser mais importante no organismo do que as concentrações isoladas de sódio.

Por isto, é importante que além de reduzir a quantidade de sódio da dieta você também aumente a quantidade de potássio (presente principalmente nas frutas e verduras). Alimentos com quantidades interessantes de potássio incluem feijões, bananas, molho de tomate (caseiro, com pouquíssimo ou nenhum sal, é claro), suco de laranja e atum. Outras estratégias importantes afim de reduzir a pressão e evitar derrames, ataques cardíacos e outras formas de doenças cardiovasculares são a redução do peso corporal e a inclusão de uma atividade física regular em sua rotina.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.