Mulheres: cuidado com o consumo de bebidas alcoólicas

De acordo com novo estudo publicado no Journal of the American Medical Association, mulheres que ingerem mais que duas doses de bebidas alcoólicas ao dia tem maior risco de arritmias cardíacas. Os achados desta pesquisa são consistentes com estudos anteriores em homens, os quais também demonstraram que o consumo regular de quantidades moderadas a elevadas de álcool está associado à fibrilação atrial. Este é um dos motivos pelos quais deve-se evitar o uso do álcool. Apesar de alguns estudos indicarem que o uso leve de álcool (1 drink para mulheres e até 2 drinks para homens) pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares em até 35%, os guias mais recentes não aconselham ninguém a começar a beber já que os riscos do consumo parecem ser maior que os benefícios. Além disso, não sabemos quais são os indivíduos com maior tendência à dependência. E o consumo excessivo está associado à mortes prematuras, problemas sociais e doenças como derrames, cardiomiopatias, disritmias, câncer, cirrose, síndrome alcoolica fetal e apnéia do sono.

Para saber mais:

- ACC/AHA 2007 Guidelines for the Management of Patients With Unstable Angina/Non–ST-Elevation Myocardial Infarction. J Am Coll Cardiol. Published online August 23, 2007.

- Conen D, Tedrow UB, Cook NR, et al. Alcohol consumption and risk of incident atrial fibrillation in women. JAMA. 2008;300:2489-2496.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!