Efeito da cafeína inicia-se 10 minutos após o consumo

Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Barcelona (UB) mostrou que a cafeína exerce maior efeito nos homens do que nas mulheres e que os efeitos da substância iniciam-se após 10 minutos após o consumo. Anteriormente pensava-se que o efeito só era iniciado após 30 a 45 minutos da ingestão da bebida. O estudo também mostrou que, ao contrário do que se pensava, o café descafeinado também gera um maior estado de alerta. Como os efeitos do café sem cafeína ainda não foram bem estudados não se sabe se seus efeitos são apenas subjetivos ou se também conseguem afetar a performance física.

Porém, lembre-se: o café não é a solução de todos os problemas. Na maioria das vezes descansar e dormir é a estratégia mais eficiente para recuperação do corpo, da capacidade de aprendizagem e da memória.

Fonte da notícia 1: http://www.plataformasinc.es/index.php/esl/Multimedia/Imagenes/Galeria-de-actualidad-del-15-al-19-de-diciembre-2008/La-cafeina-afecta-mas-alos hombres-y-su-efecto-comienza-solo-a-los-diez-minutos-de-la-ingesta

Dormir é melhor: Mednick SC, Cai DJ, Kanady J, Drummond SP. Comparing the benefits of caffeine, naps and placebo on verbal, motor and perceptual memory. Behav Brain Res. 2008 Nov 3;193(1):79-86. Epub 2008 May 8. PMID: 18554731

Fonte da imagem: http://scienceblogs.com/retrospectacle/upload/2007/08/coffee%20poster.bmp

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.