Cuidado: alto conteúdo de sódio até em alimentos doces

Hipertensos e pessoas com maior tendência à retenção de líquidos sabem que devem evitar o consumo excessivo de sal já que o sódio presente na iguaria tem o potencial de aumentar a pressão sanguínea. Alimentos geralmente excluídos de suas dietas incluem salgadinhos, temperos prontos, carnes curadas, enlatados e embutidos.

Adquira o hábito de ler os rótulos dos alimentos industrializados já que mesmo alimentos que não são salgados podem conter um alto teor de sódio. Balas, bolos, cereais matinais, molhos para salada, produtos com baixo teor de gordura, refrigerantes light ou diet e outros ítens adoçados artificialmente devem ser sempre investigados.

Receitade molho de tomate caseiro para fazer com menos sal do que os produtos industrializados:

Ingredientes: 10 tomates, 1 cebola grande, 6 dentes de alho, ervas frescas (ex: cheiro verde, manjericão, coentro...), pimentão (opcional), sal em pequena quantidade (pode ser excluído), pimenta a gosto.

Modo de preparo: bata os tomates no liquidificador, com os temperos escolhidos. Cozinhar até apurar. Quanto maior for o tempo de cocção mais grosso fica o molho. O mesmo pode ser congelado.

Fonte da imagem: http://www.drugs.com/enc/images/images/en/19703.jpg

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.