Mais dicas de nutrição

Muitos estudos apresentados neste site nos últimos anos mostram que um maior consumo de frutas, verduras e gorduras boas melhora a saúde e reduz o peso corporal. Segue um resumo do que já sabemos para você começar a colocar em prática agora:

  • O consumo de ácidos graxos monoinsaturados deve ser diário. Este tipo de gordura pode ser encontrado no azeite de oliva, no abacate, no açaí, em nozes e castanhas.
  • Limite o consumo de lipídios com pouca gordura monoinsaturada como o óleo de milho e a margarina.
  • Consuma no mínimo uma porção de vegetal verde escuro diariamente. Exemplos incluem brócolis, espinafre, couve, rúcula...
  • Tempere suas comidas diariamente com alho cebola e ervas como alecrim, orégano, manjericão, coentro, cebolinha, salsa, hortelã, sálvia, tomilho. Lembre-se: quanto mais fresco melhor.
  • Inclua diariamente vegetais vermelhos como tomate ou pimentão vermelho. Se conseguir comprar produtos orgânicos, melhor ainda! Inclua também uma porção de vegetais alaranjados como cenoura, abóbora, pimentão amarelo...
  • Não deixe de comer feijão às refeições. O mesmo é rico em ferro, fibras e carboidratos de baixo índice glicêmico.
  • Inclua pelo menos uma porção de frutas ricas em vitamina C no seu cardápio (laranja, manga, morango, goiaba, acerola...) e mais uma outra fruta de sua preferênica (banana, mamão, maçã, uva - são muitas as possibilidades, varie ao máximo durante a semana).

Não deixe para depois, aproveite que as festas já acabaram e comece o ano se cuidando mais. Lembre-se também de incluir mais atividade física em sua vida. 

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags